Programa do Curso

Módulo -1: Introdução ao OSS legado, jornada para o novo OSS virtualizado

  • Elements de OSS, Voz/Vídeo/Dados/Empresarial
  • Planejar e construir, provisionar e construir Manter
  • Cabo, DSL, Banda Larga, Sem Fio, Backbone
  • FCAPS
  • Diferentes tipos de gerenciamento: Processo, Falha, Desempenho, Capacidade, Tráfego, Força de Trabalho, Ativação/Desativação, Cumprimento de Serviço, Configuração
  • Big Data em OSS/BOSS: Análise e tomada de decisões em tempo real/MARKETING preciso: Direcionamento de atualização de valor, redução de rotatividade/Eficiência operacional -Atendimento preventivo ao cliente/Descarregamento de tráfego centrado no assinante

Módulo 2: Introdução aos diferentes tipos de serviços de rede legados

  • O que é uma rede?
  • Orientado à conexão (comutação de circuito)
  • Sem conexão (comutação de pacote/célula)
  • Qualidade de Serviço (QoS): Taxa de transferência, atraso, jitter, anéis e reencaminhamento
  • Tecnologias para suportar alta confiabilidade: Anéis, hardware adicional, Rerouting, inteligência adicional
  • Rede Element (switch/roteador, meio de transmissão): par trançado, coaxial, fibra óptica, ar
  • Tecnologias: Hierarquia Digital Síncrona (SDH), SONET, (PDH), Arquitetura: Anéis e Linhas
  • Multiplexação por Divisão de Onda Densa (DWDM)
  • Modo de transferência assíncrona (ATM), Frame Relay (F/R)
  • Suporte integrado para QoS: aplicável para voz, dados e vídeo
  • Orientado a conexão (PVC, SVC), Arquitetura: Hierárquica, Protocolo de Internet (IP) Velocidade muito alta – até 10 GB
  • Sem conexão: Arquitetura: Gráfico Acíclico Dirigido
  • Serviço multicamadas

Módulo-3: Rede Management Sistema (NMS)-1: Protocolos, Falhas, Configuração

  • Uso de Gerenciadores e Agentes: Protocolos como SNMP (Simple Network Management Protocol), TL1 (Translation Language 1), MMI, Q3, CORBA: SNMP - Simple Network Management Protocol
  • Uso de pilha TCP/IP (SNMP sobre UDP sobre IP):
  • Uso de Management Base de informações (MIBs): Padrão (acima de 2000) Experimental, Específico da empresa, Os fabricantes definem e publicam MIBs proprietários, Padrão para redes IP e se tornando o protocolo de gerenciamento de fato, Pode ser usado para falhas, Desempenho,
  • Configuração: O SNMPv3 deveria incluir maiores capacidades, Desvantagens em relação à escalabilidade e segurança, Mediação de faturamento via transferência em massa de AMA ou CDR, Segurança a ser abordada no SNMPv3
  • Falha: Detecção, isolamento e correção de operação anormal
  • Configuração: Alterar a configuração, Coletar informações sobre a condição atual, Anúncios de mudanças significativas na condição
  • Contabilidade: Acompanhar o uso do serviço pelos clientes
  • Desempenho: Reúna informações estatísticas
  • Limiar: manter e examinar logs de históricos de estado do sistema
  • Segurança: Criação, notificação, exclusão e controle de serviços e eventos de segurança
  • Gerenciamento de falhas - (em profundidade): Vigilância de alarmes, Relatório e resumo de alarmes, Filtragem e localização de falhas, Uso de limites, Antecipação de falhas, Correlação de alarmes, Lidar com tempestades de eventos, Determinar falhas subjacentes, Automatizar ações corretivas, Correção de falhas, Encaminhar alarmes (X .733), Bilhetes de problemas (X.790), Teste de serviço, circuito, teste, loop backs
  • Configuration Management: Inventário Management, Status atual de cada entidade – O que está disponível, o que está em uso, o que está planejado, Acompanhar as configurações do dispositivo e como elas funcionam, Provisionamento, Definir informações de configuração, Definir e modificar valores de atributos, Provisionar recursos mediante solicitação – Projetar e atribuir – Localização automática de caminhos, Definir e modificar relacionamentos Iniciar e encerrar operações de rede
  • Distribuir software, acertar relógio
  • Gerente de trilha

Módulo-4:: Rede Management Sistema (NMS)-2: Contabilidade, Desempenho, Segurança (Mais detalhes)

  • Contabilidade: Acompanhar o uso do serviço pelos clientes, Produzir registros de uso - os recursos incluem Requisitos/Remetente/Receptor – Número de pacotes/tempo (base de taxa versus uso baseado em tempo) – Rastreamento de QoS, Serviço, Communication instalações Computer hardware
  • Gerenciamento de desempenho: Monitoramento de desempenho - amostra de várias métricas, distribuição de tráfego, porcentagem de tipos de pacotes, distribuição de tamanhos de pacotes, distribuição de atrasos, colisões, erros CRC, pacotes descartados, utilização de canais, controle de desempenho Management, limites de alarme, controle de tráfego, desempenho Análise,Registre estatísticas para análise posterior - tendências de rede. Efeito da carga de tráfego, Defina uma rede estável
  • Segurança: Gerenciamento de usuários - Access Segurança, Identificação, Autenticação e Autorização, Escopo, Funcionalidade, Trilha de Auditoria, Rastreamento de eventos de segurança e produção de alarmes, Criptografia de Dados: chave pública, chave privada, chave de sessão, Identificação de tentativas de ataque e bloqueio delas, Bloqueio de conteúdos maliciosos (vírus, worms, etc.), Recuperação de intrusões

Módulo 5: Suporte MIB e OSS, Sistema de Inventário Management

  • RFC1155 Estrutura de Management Informações RFC1157/ Rede Simples Management Protocolo /RFC1212 Concise MIB Definições /RFC1213 Management Base de Informações II (MIB II) /RFC1354 SNMP IP Forwarding Table /MIB RFC1447 Party MIB para versão 2 do SNMPv2 RFC1450 MIB para SNMPv2 RFC1471/ MIB para o protocolo de controle de link do PPP RFC1472 /MIB para os protocolos de segurança do PPP RFC1473/ MIB para o protocolo de controle de rede IP do PPP RFC1474/ MIB para o protocolo de controle de rede Bridge PPP RFC1493 Definições de objetos gerenciados para pontes /RFC1512 FDDI Management Base de informações/ Interface tipo Ethernet RFC1643 tipo MIB
  • Modelo de serviço e inventário de rede usado por todos os processos OSS: Planejamento - Informações sobre o uso da capacidade atual e planejada
  • Cumprimento - Provisionamento de serviços e recursos, Garantia - Correlação baseada em topologia
  • Suporte: Todas as tecnologias > Todos os serviços > Todos os fornecedores > Descoberta automática > Os provedores de serviços sempre têm vários sistemas de inventário
  • Inventário físico e lógico
  • Inventário de serviços

Módulo-6: ETOM & OSS

Sistemas e software de operações de nova geração (NGOSS) versus legado - um passeio

ETOM14 para NGOS

  • Sistemas distribuídos fracamente acoplados
  • Componentes/reutilização do aplicativo
  • Uma estrutura de sistema tecnologicamente neutra com implementações tecnológicas específicas
  • Interoperabilidade com dados/processos do provedor de serviços
  • Permite maior reutilização de componentes de negócios em vários cenários de negócios
  • Automação de fluxo de trabalho

Legado

  • A arquitetura tradicional de sistemas de operação consiste em quatro camadas,
  • Business Camada de Sistema de Suporte (BSS), com foco em clientes e negócios
  • parceiros. Gerencia informações de pedidos, assinantes, preços, classificações e cobrança.
  • Camada do Sistema de Suporte a Operações (OSS), construída em torno de inventários de produtos, serviços e recursos.
  • Camada de redes – consiste em elementos de rede e sistemas de terceiros.
  • Camada de Integração – para maximizar a comunicação do aplicativo e a flexibilidade geral da solução.
  • Estratégia, Infraestrutura e Produto (SIP) cobrindo planejamento e gerenciamento do ciclo de vida
  • Operações que cobrem o núcleo da gestão operacional do dia-a-dia
  • Enterprise Management cobrindo gerenciamento de suporte corporativo ou comercial
  • Mercado, Produto e Cliente: Visão de alto nível do mercado e das ofertas da empresa
  • Serviço: Componentes do produto desenvolvidos pela empresa
  • Recurso (Aplicação, Computação e Rede): Consumido na produção do Serviço
  • Fornecedor/Parceiro: Fornece produtos e serviços à empresa para a produção do Serviço
  • Nível 0: Business Activities que distinguem processos operacionais orientados para o cliente de processos gerenciais e estratégicos
  • Nível 1: Agrupamentos de processos, incluindo funções de negócios e processos padrão de ponta a ponta
  • Nível 2: Processos principais que se combinam para fornecer fluxos de serviço e outros processos de ponta a ponta
  • Nível 3: Tarefas e fluxos de processos de negócios detalhados associados ao “modelo de sucesso”
  • Nível 4: Etapas e fluxos de processos operacionais detalhados associados com condições de erro e variantes geográficas e de produto (quando necessário)
  • Nível 5: Decomposição adicional em operações e fluxos de processos operacionais associados, quando necessário

Módulo-7: Processo Management

  • Exemplo de processo: ATENDIMENTO DE PEDIDOS > O pedido inclui data de entrega, combinação de tipos de serviço, localização
  • Designer de Processos
  • Experiência do cliente – QoSMoS
  • Data Management
  • Demanda Management Serviços
  • Serviços de teste
  • CRM Social (novas áreas)

Módulo-8: Capacidade Management

  • Planejamento de capacidade prospectivo: Orientado a longo/médio prazo, Abordagem orientada de cima para baixo, Caso de uso típico: - Plano de capacidade prospectivo - Análise hipotética - Mudanças na estrutura da rede
  • Capacidade proativa Management: Orientada para médio/curto prazo, Monitoramento contínuo da utilização, Aumento da capacidade adaptativa, Casos de uso típicos: - Analisar tendências de capacidade - Ajuste de capacidade “just-in-time” - Limiar dinâmico
  • Os níveis de severidade dos limites facilitam o relatório de problemas: os níveis de severidade configuráveis pelo usuário ajudam na priorização, identificação rápida de problemas de capacidade, porta, VLAN, portadora, energia, etc.

Módulo 9: Tendência, Site e Frequência Management

  • Garantir que a rede seja dimensionada corretamente: Entenda o que existe e como está sendo usado, Identifique a rede subutilizada, Veja que nova demanda está chegando, Determine o que e quando construir
  • Permitir que a operadora crie a “Rede pronta para serviço” > Reduza as deficiências de capacidade e as consequências/atrasos dos pedidos
  • Local Management: Modele o espaço utilizável em um local, ou seja, o perímetro e o layout de uma sala de equipamentos
  • Energia e HVAC: modelos de fontes de alimentação, geradores, unidades de ar condicionado e suas capacidades
  • Zona Management: Representa as relações entre uma fonte (por exemplo, energia) e as partes do local que ela atende
  • Colocação do dispositivo: Certifique-se de que o equipamento esteja instalado em um local adequado com energia e refrigeração suficientes
  • GoIntegração do mapa ogle

Módulo 10: Cumprimento de serviço

  • Alocar e ativar recursos para dar suporte a novos serviços ao cliente, por exemplo, oferta de Quad play por US$ 100 por mês, Banda Larga – por exemplo, 10 MB/seg por dia da semana e 20 MB/seg nos finais de semana, Voz – 1.000 minutos domésticos mais chamadas internacionais a 10c por minuto > Sem fio – 1.000 SMS, 500 minutos de voz doméstica e 1 GB de dados. Se excedido, os custos são de 1c por SMS ou minuto de voz ou MB > TV – 50 canais básicos e 4 canais esportivos
  • Captura de pedidos: ofereça ao cliente diferentes combinações de serviços > Voz> Dados> televisão> Sem fio, com vários planos de preços, minutos de voz, velocidade de dados, volume de dados, canais de TV, número de SMSs, suporte a múltiplas ações de pedidos, fornecer, alterar, cancelar, suspender, alterar

Módulo-11: Ativação e gerenciamento de força de trabalho

  • Atribuição de ordens de serviço: Atribuição de ordens de serviço, tipo/categoria, localização e tempo de condução, importância
  • Habilidades: SLAs, prazos de compromisso, instrução de trabalho
  • Ativação: Utilização de sistemas de ativação para executar as tarefas determinadas pelos sistemas de inventário utilizando a API do sistema de gerenciamento de elementos correspondente, Utilização da capacidade de configuração do FCAPS, Utilizada para ações automáticas

Módulo-12: Tendências recentes em integração OSS/BSS, Big Data & IoT em Telecom

  • Virtualização de OSS/BSS
  • Análise avançada e Big Data
  • Análise e tomada de decisão em tempo real
  • MARKETING preciso: segmentação de atualização de valor, redução de rotatividade
  • Eficiência operacional - Atendimento preventivo ao cliente
  • Descarga de tráfego centrado no assinante
  • Otimização de site celular
  • Perfil dinâmico
  • Clique em Análise de fluxo

4º dia opcional em Big Data Analytics em OSS

Meta Marketing/ Aquisições de clientes/assinantes

  • Para identificar clientes de maior velocidade
  • Para identificar clientes para um determinado produto
  • Para identificar o conjunto certo de produtos para um cliente (mecanismo de recomendação)
  • Técnica de segmentação de mercado
  • Técnicas de venda cruzada e upsale
  • Técnica de segmentação de clientes
  • Técnica de previsão de receita de vendas

Churn Management e redução

  • 3 tipos de rotatividade: ativa/deliberada, rotacional/incidental, passiva involuntária
  • 3 classificação de clientes cancelados: Total, Oculto, Parcial
  • Compreendendo as variáveis de CRM para rotatividade
  • Coleta de dados de comportamento do cliente
  • Coleta de dados de percepção do cliente
  • Coleta de dados demográficos do cliente
  • Limpeza de dados de CRM
  • Dados não estruturados de CRM (chamadas de clientes, tickets, e-mails) e sua conversão em dados estruturados para análise de Churn
  • Social Media Nova forma de CRM para extrair índice de satisfação do cliente
  • Estudo de caso 1: T-Mobile USA: redução de rotatividade em 50%

Análise de operação de rede

Análise de operação de rede - análise de causa raiz de falhas de rede, interrupção de serviço de
metadados, IPDR e CRM:

  • Utilização do CPU
  • Uso de memória
  • Uso da fila de QoS
  • Temperatura do dispositivo
  • Erro de interface
  • Versões iOS
  • Eventos de roteamento
  • Variações de latência
  • Análise de syslog
  • Perda de pacotes
  • Limite de desempenho
  • Armadilhas de dispositivos
  • Coleta e processamento de IPDR (registro detalhado de IP)
  • Uso de dados IPDR para consumo de largura de banda do assinante, utilização da interface de rede, status do modem e diagnóstico
  • Informações sobre HFC

Big Data Fornecedor/plataforma de OSS/BSS - Um estudo comparativo

  • IBM e COMVERSO OSS/BSS
  • Solução Flexera OSS de código aberto
  • Software ETI
  • Ericsson
  • Huawei
  • Nokia
  • Oracle
  • Subex
  • Amdoc
  • Ascom

Requisitos

Não são necessários requisitos específicos para frequentar este curso.

 21 horas

Número de participantes



Preço por participante

Declaração de Clientes (5)

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