Programa do Curso

1. PRINCÍPIOS ORIENTADORES

  • Princípios-chave da conceção centrada no utilizador

  • Introdução da norma ISO9241 como um padrão importante no domínio da usabilidade

  • Esclarecer as diferenças entre usabilidade e experiência do utilizador

  • Identificar com confiança as necessidades e os objectivos do utilizador

2. INVESTIGAÇÃO DO UTILIZADOR

  • Indicar os componentes de utilização adequados

  • Métodos artesanais de entrevista com o público-alvo

  • Definir a diferença entre observação e interpretação

  • Recolher e analisar dados qualificados sobre os utilizadores

  • Desenvolver técnicas e métodos de investigação

3. ILUSTRAR O CONTEXTO DE UTILIZAÇÃO

  • Identificar os potenciais utilizadores do seu produto ou sistema

  • Criar as personas do seu produto, interpretar as suas necessidades

  • Esclarecer o princípio da Lei de Hick sobre a relação entre o número de escolhas da interface do utilizador e a carga cognitiva

  • Definir e gerir os elementos das histórias de utilizadores

4. MEDIR A USABILIDADE

  • Definir a usabilidade em diferentes termos de eficácia, eficiência e satisfação

  • Utilizar dados comportamentais para identificar boas e más ideias de conceção

  • Escolher entre alternativas de conceção utilizando o método de teste a/b

  • Explicar o valor da conceção iterativa

5. ARQUITECTURA DA INFORMAÇÃO

  • Criar uma experiência estruturada a partir de informação desorganizada

  • Desenvolver um fluxo adequado entre uma pessoa e um produto ou serviço

  • Organizar, estruturar e rotular conteúdos, funções e características

  • Comparar um modelo de implementação, um modelo mental e um modelo concetual

6. CONCEPÇÃO DA INTERACÇÃO

  • Descrever com confiança diferentes padrões de conceção da interface do utilizador

  • Escolher o controlo interativo correto na conceção de uma interface de utilizador

  • Definir facilmente o conceito de divulgação progressiva

  • Indicar a diferença entre o design de interação e uma arquitetura da informação

  • Definir a importância da consistência na conceção da interface do utilizador

7. CONCEPÇÃO VISUAL

  • Criar desenhos de interfaces de utilizador que explorem os princípios universais do design visual.

  • Identificar boas e más disposições de páginas

  • Escolher o controlo interativo correto na conceção de uma interface de utilizador

  • Melhorar os seus conhecimentos de investigação utilizando a metodologia de seguimento ocular

8. PROTOTIPAGEM DE INTERFACES

  • Escolher entre diferentes tipos de prototipagem, por exemplo, em papel e eletrónica

  • Descrever as diferenças entre protótipos e esboços

  • Identificar várias soluções de conceção diferentes antes de decidir sobre uma solução de conceção específica

  • Sketch protótipos em papel praticamente

9. AVALIAÇÃO DA USABILIDADE

  • Recordar as heurísticas de usabilidade de Jacob Nielsen e outros princípios de usabilidade

  • Indicar os diferentes tipos de avaliação da usabilidade

  • Registar os dados das avaliações de usabilidade

  • Avaliar a usabilidade dos sistemas aplicando as heurísticas de usabilidade.

Requisitos

Não são necessários requisitos específicos para frequentar este curso.

  28 horas
 

Número de participantes


Inicia

Termina


Dates are subject to availability and take place between 09:30 and 16:30.
Open Training Courses require 5+ participants.

Declaração de Clientes (8)

Cursos Relacionados

Categorias Relacionadas