Programa do Curso

Dia 1:

  1. Conceitos de OOP
  2. O que é software
  3. Sala organizada vs sala desorganizada
  4. Por que Software
  5. Por que iOS
  6. História da Apple
  7. História do iOS
  8. Diferenciais da Apple (USP)
  9. O que a Apple é famosa por
  10. UX vs UI
  11. IDE?
  12. Xcode
  13. Instalação do Xcode
  14. Por que Objective C e agora Swift?
  15. Fatores impressionantes no Swift
  16. Noções básicas de Swift
  17. Variáveis
  18. Constantes
  19. Hello World em Swift
  20. Criação de labels via código
  21. ImageView
  22. Animações de ImageView
  23. NSTimer
  24. Cadeia de resposta - métodos touchBegan, touchMoved, etc.
  25. Delegado principal da UIApplication
  26. Ciclo de vida do aplicativo
  27. Ciclo de vida da view
  28. Any
  29. Optionals
  30. internal, public, private
  31. init
  32. deinit
  33. Playground

Aplicativo para fazer: Jogo dos Pontos: https://apps.apple.com/app/the-dots-free/id850315430

Dia 2:

  1. Animações de UIView
  2. Extensões
  3. Tabela (UITableView)
  4. Células personalizadas na tabela
  5. Métodos delegados e fonte de dados
  6. Cabeçalho, rodapé, altura, etc. da tabela
  7. Breve visão geral do Collection View
  8. Deque na tabela
  9. Marcador (Mark)
  10. Optionals
  11. didSet
  12. willSet
  13. Guard
  14. Conceitos 2x e 3x
  15. Navegação de uma view para outra
  16. UINavigationController
  17. Apresentar um controlador
  18. Storyboards
  19. Xibs
  20. Restrições (Constraints)
  21. Tamanho de classes (Size classes)
  22. Protocolos - obrigatórios e opcionais
  23. Gestão de memória

Aplicativo para fazer: Aplicativo de notas: Adicionar, excluir e atualizar nota

Dias 3:

  1. Gestos
  2. Closures
  3. Grupos e pastas
  4. Reconhecedores de gestos
  5. Análise XML
  6. NSJSONSerialization
  7. Conversão de dados para JSON
  8. Gestor de arquivos (File Manager)
  9. Tuplas
  10. Enumerações (Enums)
  11. For-in
  12. While
  13. Serviços web
  14. URLSession
  15. URLRequest
  16. Por que o ecossistema da Apple é o melhor
  17. Descrição de Printable
  18. Hashable
  19. UIAlertView
  20. UIActivityIndicatorView

Aplicativo para fazer: Obter dados do servidor de uma API aberta, criar uma tabela e popular com dados e mostrar detalhes.

Dias 4:

  1. Carga preguiçosa (Lazy) de imagens
  2. Propriedades preguiçosas (Lazy)
  3. Fila de operações (NSOperationQueue)
  4. GCD
  5. Conceito de diretório e segurança de aplicativos NSSearchDomain
  6. Controlador de barra de tabs (Tab Bar Controller)
  7. Localização
  8. Chave de acesso (Key Chain)
  9. PREFERÊNCIAS DO USUÁRIO (User Defaults)
  10. Listas de propriedades (PLists)
  11. Gestor de arquivos (File Manager)
  12. SQLite
  13. Extensões
  14. Integração com redes sociais: Criar conteúdo compartilhável próprio
  15. UITextField
  16. UITextView
  17. UISegmentedControl
  18. UISlider
  19. UISwitch
  20. UIPageControl
  21. UIStepper
  22. UIScrollView
  23. UIPickerView
  24. UIActionSheet
  25. UIWebView
  26. Barra de pesquisa (Search Bar)
  27. Novo alvo: Apple Watch, Extensões, Teclado, Hoje, etc.
  28. Notificações no iOS
  29. Adicionar bibliotecas de terceiros
  30. Core Data
  31. Distribuição e implantação
  32. Executar aplicativo em dispositivos reais

Aplicativo para fazer: Obter dados do servidor de uma API aberta, criar uma tabela, popular com dados, mostrar detalhes, exibir barra de pesquisa e pesquisar algo e Core.

Dias 5:

  1. Notificações push - silenciosas e push
  2. Localização
  3. Visão geral do Objective-C
  4. Propriedades
  5. Categorias
  6. Sintaxe de funções
  7. Arquivos .h e .m
  8. Atributos de propriedade readWrite e readOnly
  9. Atributos de propriedade strong, weak e copy
  10. Atributos de propriedade atomic e non-atomic
  11. Enviar aplicativo para a App Store

Aplicativo com sua própria ideia

Requisitos

Deve ter pelo menos uma experiência anterior em linguagem de programação.

 35 Horas

Número de participantes


Preço por Participante

Declaração de Clientes (3)

Próximas Formações Provisórias

Categorias Relacionadas