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Programa do Curso

Introdução à Visão Geral da Engenharia de Sistemas

  • Motivação
  • O Processo de Engenharia de Sistemas
  • Aplicação Típica do Processo de Engenharia de Sistemas
  • Abordagem Baseada em Documentos vs. Abordagem Baseada em Modelos para Engenharia de Sistemas
  • Revisão Rápida do SysML
    • Propósito e Principais Recursos do SysML
    • Visão Geral dos Diagramas SysML
    • Introdução ao SysML-Lite
    • Um Método Simplificado de MBSE
      • A Curva de Aprendizagem para SysML e MBSE
  • Cobertura da Certificação OCSMP e SysML
  • Visão Geral de Modelos SysML com Diagramas

O Diagrama de Pacote

  • Visão Geral
  • Definindo Pacotes Usando um Diagrama de Pacote
  • Organizando uma Hierarquia de Pacotes
  • Mostrando Elementos Empacotáveis em um Diagrama de Pacote
  • Pacotes como Namespaces
  • Importando Elementos do Modelo para Pacotes
  • Mostrando Dependências entre Elementos Empacotáveis

Blocos

  • Diagrama de Definição de Bloco
  • Modelando a Estrutura e as Características dos Blocos Usando Propriedades
  • Flows
  • Comportamento do Bloco
  • Modelando Interfaces Usando Portas
  • Modelando Hierarquias de Classificação Usando Generalização
  • Modelando Configurações de Bloco Usando Instâncias
  • Semântica dos Blocos

Restrições

  • Expressões de Restrição
  • Encapsulando Restrições em Blocos de Restrição para Habilitar Reutilização
  • Usando Composição para Construir Blocos de Restrição Complexos
  • Usando um Diagrama Paramétrico para Vincular Parâmetros de Blocos de Restrição
  • Restringindo Propriedades de Valor de um Bloco
  • Capturando Valores em Configurações de Bloco
  • Restringindo Propriedades Dependentes do Tempo para Facilitar Análise Baseada em Tempo
  • Usando Blocos de Restrição para Restringir Flows de Itens

Atividades

  • O Diagrama de Atividade
  • Ações – a Fundação
  • Flows de Objeto e Controle
  • Sinais e Outros Eventos
  • Estruturando Atividades
  • Modelagem de Flows Avançados
  • Modelando Restrições na Execução da Atividade
  • Relacionando Atividades a Blocos e Outros Comportamentos
  • Modelando Hierarquias de Atividades Usando Diagramas de Definição de Bloco
  • Fluxograma Funcional Melhorado de Blocos
  • Executando Atividades

Modelagem de Comportamento Baseado em Mensagens com Interações

  • O Diagrama de Sequência
  • O Contexto para Interações
  • Linhas de Vida
  • Troca de Mensagens entre Linhas de Vida
  • Representando Tempo em um Diagrama de Sequência
  • Cenários Complexos Usando Fragmentos Combinados
  • Interações Complexas
  • Decompondo Linhas de Vida para Representar o Comportamento Interno

Diagrama de Máquina de Estados

  • Comportamento Baseado em Eventos e Máquina de Estados
  • Especificando Estados
  • Transição entre Estados
  • Chamadas de Operação
  • Hierarquias de Estado
  • Contraste entre Estados Discretos e Contínuos

Diagrama de Caso de Uso

  • Usando Atores para Representar os Usuários do Sistema
  • Usando Casos de Uso para Descrever a Funcionalidade do Sistema
  • Elaborando Casos de Uso com Comportamentos

Modelagem de Requisitos Baseados em Texto e Suas Relações com o Design

  • Diagrama de Requisito
  • Representando um Requisito Textual no Modelo
  • Tipos de Relações de Requisitos
  • Relações Transversais
  • Representando a Racionalidade para as Relações de Requisitos
  • Representando Requisitos e Suas Relações em Tabelas
  • Modelando Hierarquias de Requisitos em Pacotes
  • Modelando uma Hierarquia de Contenção de Requisitos
  • Modelando a Derivação de Requisitos
  • Afirmar que um Requisito foi Satisfeito
  • Verificar que um Requisito foi Satisfeito
  • Reduzindo Ambiguidades de Requisitos Usando a Relação Refinar
  • Usando a Relação de Traçabilidade Geral
  • Reutilizando Requisitos com a Relação Copiar

Alocações

  • Relação de Alocação
  • Notação de Alocação
  • Tipos de alocação
  • Reutilização: Especificando Definição e Uso em Alocação
  • Alocando Comportamento à Estrutura Usando Alocação Funcional
  • Alocando Flows de Comportamento a Flows Estruturais
  • Alocando entre Hierarquias Estruturais Independentes
  • Modelando Alocação de Flow Estrutural
  • Alocando Propriedades Profundamente Aninhadas
  • Avaliando Alocação em um Modelo do Usuário

Personalizando SysML para Domínios Específicos

  • A Especificação e a Arquitetura de Linguagem do SysML
  • Definindo Bibliotecas de Modelos para Fornecer Construções Reutilizáveis
  • Definindo Estereótipos para Estender Conceitos do SysML
  • Estendendo a Linguagem SysML Usando Perfis
  • Aplicando Perfis a Modelos de Usuários para Usar Estereótipos
  • Aplicando Estereótipos ao Construir um Modelo
  • Definindo e Usando Pontos de Vista para Gerar Visualizações do Modelo

Método de Engenharia de Sistemas Orientada a Objetos

  • Visão Geral do Método
  • Um estudo de caso/exemplo

Integrando SysML em um Ambiente de Desenvolvimento de Sistemas

  • Especificando um Ambiente Integrado de Desenvolvimento de Sistemas
  • Mecanismos de Troca de Dados
  • Selecionando uma Ferramenta de Modelagem de Sistema

Implementando SysML em uma Organização

  • Processo de Melhoria
  • Elementos de uma Estratégia de Implementação

Requisitos

Os participantes precisam ter uma certificação OCSMP Model Builder - Fundamental antes de assistir ao treinamento

 28 Horas

Número de participantes


Preço por Participante

Próximas Formações Provisórias

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