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Programa do Curso
Dia 1: Introdução e Visão Geral da Arquitetura AUTOSAR
- Introdução à Plataforma Clássica AUTOSAR
- Camadas de software e arquitetura de ECU
- Papel do Software Básico (BSW) e arquitetura em camadas
- Camada de Abstração do Microcontrolador (MCAL)
- Introdução à metodologia de configuração AUTOSAR e fluxo baseado em XML
- Visão geral do ETAS ISOLAR-A/B
Dia 2: Serviços e Camadas de Abstração de ECU
- Visão geral da camada de serviços
- Gerenciador do Watchdog (WdgM)
- Gerenciador de Eventos Diagnósticos (DEM)
- Gerenciador de NVRAM (NvM)
- Camada de Abstração de ECU
- Interfaces de hardware I/O
- Comunicação e abstração de memória
- Noções básicas do OS e modos de operação da memória
Dia 3: Pilha de Comunicação e Ambiente de Tempo de Execução
- Noções básicas da pilha COM: PDUR, COM, drivers CAN/LIN
- OS AUTOSAR: tarefas, agendamento, eventos
- RTE (Ambiente de Tempo de Execução)
- Papel na integração de aplicação e BSW
- Processo de geração do RTE
Dia 4: Integração do Sistema e Prática de Configuração
- Ferramentas de configuração: uso detalhado do ETAS ISOLAR-A e B
- Fluxo de trabalho de configuração e integração do sistema
- Integração de componentes de software de aplicação (SWCs)
- Depuração e solução de problemas de integração
- Fluxo de trabalho do projeto AUTOSAR e melhores práticas
Requisitos de configuração (a serem confirmados):
Software:
- ETAS ISOLAR-A e/ou ISOLAR-B (versão mais recente)
- Esquema AUTOSAR (por exemplo, 4.2.x ou 4.3.x dependendo do projeto)
- Cadeia de ferramentas compilador (por exemplo, GNU ARM ou IAR para simulação de geração de código)
- Projeto BSW de demonstração fornecido pela ETAS ou configuração personalizada
- Ferramentas de validação XML/XSD (opcional)
Hardware (se no local ou híbrido):
- Placa de avaliação (por exemplo, Infineon TriCore AURIX ou NXP S32K)
- Depurador (Lauterbach, iSYSTEM ou PEmicro)
- Interface CAN (USB-to-CAN se o barramento físico for simulado)
Requisitos
- Compreensão de sistemas embarcados e arquiteturas de microcontroladores
- Experiência com sistemas em tempo real ou desenvolvimento de ECU automotivo
- Experiência em programação C, experiência em programação
Público-Alvo
- Engenheiros de software embarcado iniciando com a Plataforma Clássica AUTOSAR
- Desenvolvedores de sistemas automotivos trabalhando com ECUs e microcontroladores
- Integradores e desenvolvedores de software envolvidos na configuração e integração do BSW AUTOSAR
- Engenheiros que usam ferramentas como ETAS ISOLAR-A/B, DaVinci Developer ou similares
28 Horas