Programa do Curso
Introdução e Estado Atual do ARToolKit
- História e evolução para artoolkitX, manutenção de código aberto
- Rastreamento baseado em marcadores versus rastreamento de características naturais, suporte a marcadores de código de barras
- Plataformas suportadas (Android, iOS, desktop) e integrações com plugins (Unity, OpenSceneGraph)
Configurando o Ambiente
- Instalando artoolkitX, SDKs para plataformas móveis
- Configurando a integração com Unity ou OpenSceneGraph
- Configurando permissões para câmera, GPS, bússola e acesso a arquivos
Marcadores, Calibração e Rastreamento de Características Naturais
- Criando e usando marcadores quadrados e marcadores de código de barras
- Rastreamento de características naturais (NFT): princípios e fluxos de trabalho
- Calibração da câmera, correção de distorção, suporte a câmeras estéreo
Sobrepõendo Conteúdo Virtual e Renderização
- Sobrepôr conteúdo 2D e 3D sobre a transmissão ao vivo da câmera
- Iluminação, oclusão e noções básicas de shaders para renderização realista
- Considerações de desempenho em dispositivos móveis: otimizando taxa de quadros e uso de memória
Integração de Sensores e Entradas Externas
- Usando dados de GPS e bússola para orientar o conteúdo AR em relação ao mundo real
- Acessando propriedades da câmera, reconhecendo distância focal e calibração do sensor
- Integração com OpenCV para pré-processamento de imagens e melhorias (por exemplo, filtragem, estabilização)
Usando Motores Externos (Unity / OpenSceneGraph)
- Configurando um projeto no Unity com o plugin ARToolKit
- Sincronizando dados de rastreamento de marcadores/NFT do ARToolKit em cenas do Unity
- Usando OpenSceneGraph para renderização avançada ou conteúdo 3D baseado em GPU
Solução de Problemas, Desempenho e Implantação
- Problemas comuns: iluminação, falha na detecção de marcadores, atrasos
- Otimização para dispositivos móveis: tamanhos de textura, threading múltipla, uso de memória
- Empacotamento para Android / iOS, teste em dispositivos reais, ferramentas de depuração
Resumo e Próximos Passos
Requisitos
- Experiência de programação em qualquer linguagem
- Entendimento básico de conceitos de gráficos 3D ou renderização
- Familiaridade com a configuração do ambiente de desenvolvimento móvel
Público-Alvo
- Desenvolvedores móveis e de AR
- Engenheiros de visão computacional
- Desenvolvedores de mídia interativa
Declaração de Clientes (5)
Informações adicionais muito úteis
Grzegorz - Comp S.A.
Curso - BLoC Pattern
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O Edward é um facilitador espetacular
Zibusiso Ncube - Agricatural Research Council
Curso - Ionic 4 and Angular for Developers
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O conhecimento de Miguel sobre o assunto era extenso. Ele tornou o treinamento fácil de entender e manteve um fluxo equilibrado, adicionando novas funcionalidades a cada seção conforme necessário. Ele abordou tudo o que foi solicitado e respondeu cada pergunta com detalhes. Foi uma experiência muito agradável.
Paul Coaton - SEMPCheck Services
Curso - Flutter Development Bootcamp with Dart
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O instrutor era entusiasta, gentil e apaixonado pelo tema
Isaac Murphy - Royal New Zealand Airforce
Curso - Build Native iOS and Android Apps with Flutter
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Aprender os passos necessários para implementar o modelo MVVM.
Roy Chia - AFBI
Curso - Xamarin: Build Native Mobile Applications for Android, iOS and Windows from a Single C# Code Base
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