Programa do Curso

Introdução e Estado Atual do ARToolKit

  • História e evolução para artoolkitX, manutenção de código aberto
  • Rastreamento baseado em marcadores versus rastreamento de características naturais, suporte a marcadores de código de barras
  • Plataformas suportadas (Android, iOS, desktop) e integrações com plugins (Unity, OpenSceneGraph)

Configurando o Ambiente

  • Instalando artoolkitX, SDKs para plataformas móveis
  • Configurando a integração com Unity ou OpenSceneGraph
  • Configurando permissões para câmera, GPS, bússola e acesso a arquivos

Marcadores, Calibração e Rastreamento de Características Naturais

  • Criando e usando marcadores quadrados e marcadores de código de barras
  • Rastreamento de características naturais (NFT): princípios e fluxos de trabalho
  • Calibração da câmera, correção de distorção, suporte a câmeras estéreo

Sobrepõendo Conteúdo Virtual e Renderização

  • Sobrepôr conteúdo 2D e 3D sobre a transmissão ao vivo da câmera
  • Iluminação, oclusão e noções básicas de shaders para renderização realista
  • Considerações de desempenho em dispositivos móveis: otimizando taxa de quadros e uso de memória

Integração de Sensores e Entradas Externas

  • Usando dados de GPS e bússola para orientar o conteúdo AR em relação ao mundo real
  • Acessando propriedades da câmera, reconhecendo distância focal e calibração do sensor
  • Integração com OpenCV para pré-processamento de imagens e melhorias (por exemplo, filtragem, estabilização)

Usando Motores Externos (Unity / OpenSceneGraph)

  • Configurando um projeto no Unity com o plugin ARToolKit
  • Sincronizando dados de rastreamento de marcadores/NFT do ARToolKit em cenas do Unity
  • Usando OpenSceneGraph para renderização avançada ou conteúdo 3D baseado em GPU

Solução de Problemas, Desempenho e Implantação

  • Problemas comuns: iluminação, falha na detecção de marcadores, atrasos
  • Otimização para dispositivos móveis: tamanhos de textura, threading múltipla, uso de memória
  • Empacotamento para Android / iOS, teste em dispositivos reais, ferramentas de depuração

Resumo e Próximos Passos

Requisitos

  • Experiência de programação em qualquer linguagem
  • Entendimento básico de conceitos de gráficos 3D ou renderização
  • Familiaridade com a configuração do ambiente de desenvolvimento móvel

Público-Alvo

  • Desenvolvedores móveis e de AR
  • Engenheiros de visão computacional
  • Desenvolvedores de mídia interativa
 7 Horas

Número de participantes


Preço por Participante

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