Programa do Curso

Parte 1: Inflow – aquisição de novos clientes

Nosso foco é o marketing direto, portanto não analisaremos campanhas publicitárias, mas sim na compreensão das campanhas de marketing (por exemplo, mala direta). Esta é a base para quase todo o resto do curso. Analisamos como medir e melhorar a eficácia da campanha, incluindo:

  • A importância dos grupos de teste e controle. Grupo de controle universal.
  • Técnicas: Curvas de elevação, AUC
  • Retorno do investimento. Otimizando gastos com marketing.

Parte 2: Base Management: gerenciamento de clientes existentes

Considerando o custo de aquisição de novos clientes para muitas empresas, há provavelmente poucos activos mais valiosos do que a sua base de clientes existente, embora poucos pensem desta forma. Os tópicos incluem:

1. Cross-selling e up-selling: _Oferecer o produto ou serviço certo ao cliente no momento certo._ - Técnicas: modelos RFM. Regressão multinomial. -b. Valor das compras vitalícias.

2. Segmentação de clientes: _Compreender os tipos de clientes que você possui._ - Modelos de classificação usando primeiro árvores de decisão simples e depois - florestas aleatórias e outras técnicas mais recentes.

Parte 3: Retenção: Mantendo seus bons clientes

Compreender quais clientes têm maior probabilidade de sair e o que você pode fazer a respeito é fundamental para a lucratividade em muitos setores, especialmente onde há compras ou assinaturas repetidas. Analisamos modelos de propensão a rotatividade, incluindo - Regressão logística: glm (estatísticas de pacotes) e técnicas mais recentes (especialmente gbm como ferramenta geral) - Modelos de ajuste (caret) e introdução a modelos de conjunto.

Parte 4: Saída: Entendendo quem está saindo e por quê

Os clientes vão deixar você – isso é um fato da vida. O importante é entender quem está saindo e por quê. São os clientes de baixo valor que estão saindo ou são seus melhores clientes? Eles estão deixando para os concorrentes ou porque não precisam mais dos seus produtos e serviços?

Os tópicos incluem: - Modelos de valor ao longo da vida do cliente: Combinando o valor das compras com a propensão à rotatividade e o custo de atendimento e retenção do cliente. - Análise de dados de pesquisas. (Geralmente útil, mas faremos aqui uma breve introdução no contexto das pesquisas de saída.)

Requisitos

Espera-se que os alunos se sintam à vontade a utilizar o R e compreendam os conceitos básicos de marketing.

Os alunos devem ter acesso a uma versão recente do R com os pacotes adicionais gbm, caret e survey instalados com as suas dependências e pacotes sugeridos.

 21 horas

Número de participantes



Preço por participante

Declaração de Clientes (10)

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