Programa do Curso

Introdução aos Serviços de Assinantes Móveis

  • Tipos e perfis de assinantes
  • Tipos de serviços: voz, SMS, dados, serviços adicionais
  • Eventos do ciclo de vida dos assinantes e implicações de sinalização

Visão Geral das Funções da OSS e do NetAct

  • Funções da OSS no gerenciamento de desempenho
  • NetAct: propósito e componentes principais
  • Fluxo de dados dos elementos de rede para o NetAct

Indicadores-Chave de Desempenho — Conceitos

  • Categorias de KPIs: disponibilidade, acessibilidade, retenção, integridade
  • Noções básicas de cálculo de KPIs e períodos de agregação
  • Limiares, alarmes e alinhamento com SLAs

Suite de KPIs do NetAct — Voz e Sinalização

  • Taxa de sucesso na configuração de chamadas e taxa de queda de chamadas
  • KPIs de sinalização SS7/Sigtran
  • Considerações sobre a hora mais movimentada e dimensionamento de KPIs

Suite de KPIs do NetAct — Dados e Throughput

  • Estabelecimento de sessões de dados e KPIs de throughput
  • Métricas de latência, jitter e perda de pacotes
  • KPIs de experiência do assinante (por exemplo, throughput por assinante)

Análise de KPIs e Correlação de Causa-Raiz

  • Análise de tendências e detecção de baseline
  • Correlacionando KPIs em diferentes camadas (RAN, transporte, núcleo)
  • Usando KPIs para isolar congestionamentos, configurações e falhas de hardware

Relatórios, Painéis e Gerenciamento de Alarmes

  • Design de painéis de KPIs ações
  • Geração de relatórios e relatórios focados nos stakeholders
  • Ajuste de alarmes e estratégias de redução de ruído

Fluxos de Trabalho de Solução de Problemas Usando Dados do NetAct

  • Playbook passo a passo para solução de problemas
  • Exercícios de casos: falha de chamada de voz e degradação do throughput de dados
  • Critérios de validação e encerramento de incidentes

Melhores Práticas Operacionais e Governança de KPIs

  • Propriedade e modelo de governança de KPIs
  • Gerenciamento de mudanças e avaliação do impacto de KPIs
  • Melhoria contínua e ciclo de vida dos KPIs

Resumo e Próximos Passos

Requisitos

  • Compreensão da arquitetura de redes móveis
  • Familiaridade com conceitos de OSS/BSS
  • Conhecimento básico de terminologia de monitoramento de desempenho

Público-Alvo

  • Engenheiros de operações e desempenho de rede
  • Analistas OSS e equipes NOC
  • Planejadores de telecomunicações e equipes de garantia de serviço
 14 Horas

Número de participantes


Preço por Participante

Declaração de Clientes (1)

Próximas Formações Provisórias

Categorias Relacionadas