Programa do Curso

Introdução

  • O que é o Processo de Requisitos Management? Por quê Agile?
  • Business agilidade e entrega ágil de software: Definições
  • Ligando Agile a Business: Modelo Canvas Business Motivation Model vs. Modelo Canvas Business
  • Como usar eficientemente o Canvas de Proposta de Valor para definir a Visão do Produto?
  • Business agilidade versus princípios de entrega ágil de software
  • O que Agile Não É? Impactos da alinhamento com estratégias e capacidades
  • Requisitos Management em um Contexto Agile
  • Ciclo de Vida Scrum: Questões sobre a completude dos requisitos e rastreabilidade
  • Como modelos produtivos melhoram a comunicação em 'Agile'?
  • Extensões Business de Agile: Estruturação da Contribuição de Valor de uma User Story Business
  • Panorama dos Diagramas UML para modelar requisitos
  • Estruturas para rastrear requisitos até a implementação e testes do software
  • Os 5 níveis de planejamento de um projeto ágil (do esclarecimento da visão e backlog do produto aos tarefas... e o Esqueleto Caminhante da Arquitetura)
  • Gestão de Requisitos dentro dos Métodos Agile (Scrum, DAD) versus o Processo Unificado (RUP)
  • Papéis, equipes, ambientes
  • Apresentação do Estudo de Caso para Estruturar requisitos e gerenciá-los usando um processo iterativo

Como descrever a visão e as necessidades do negócio através de modelos rastreáveis?

  • Qualificação dos requisitos: O Modelo Kano versus o Canvas de Proposta de Valor
  • Estruturação da Visão do Produto com base em estratégias, forças ambientais e tendências
  • Proposta de valor, atividades-chave, recursos-chave, fluxos de receita e estruturas de custo,
  • Descobrindo o escopo de negócios do produto usando as necessidades, ganhos e dores dos clientes
  • Descrevendo casos de uso de negócio usando 'fluxos de valor' e 'etapas de valor'
  • Ligando o escopo de negócios do produto com contribuições esperadas de 'valor'
  • Estudo de Caso: Descrevendo a visão do produto

Como descrever as necessidades dos usuários através da modelagem ágil de casos de uso (epics e user stories)? 

  • Agile Estimativa e Planejamento
  • Criação e gerenciamento do backlog do produto / granularidade dos requisitos
  • Antes da planejamento da sprint
  • Criação do backlog da sprint
  • Padrão de User Story Agile: escopo do sistema (o assunto), atores, casos de uso, user stories, critérios de aceitação, o modelo INVEST
  • O Esqueleto Caminhante usando Entrega Disciplinada Agile : De Processos para Tecnologia 
  • Como descobrir epics e user stories com base em fluxos de valor?
  • Contribuição de valor de epics e user stories
  • Escrição de tarefas: granularidade e tamanho usando o modelo SMART
  • Estudo de Caso: Descobrindo epics e user stories com base em fluxos de valor

Validando e testando a compreensão correta das especificações detalhadas 

  • Usando um processo incremental de coleta de requisitos e o backlog da sprint
  • Regras para descrições eficientes de epics, user stories e arquitetura
  • Diagramas para validar as descrições de epics e user stories 
  • Como escolher o diagrama certo?
  • Aperfeiçoamento de recursos usando casos de uso e modelagem de relações
  • Testando a compreensão correta dos requisitos usando Requisitos Guiados por Testes
  • Estruturas Given/When/Then e Contratos Operacionais para guiar os desenvolvedores na implementação dos requisitos
  • Análise de cobertura e gerenciamento de mudanças
  • Estudo de Caso: Validando, testando e comunicando especificações detalhadas aos desenvolvedores

Conclusão

  • Etapas eficientes para coleta de requisitos e processos de análise do sistema 
  • Rastreabilidade entre requisitos e modelos de análise 
  • Padrões para coletar e testar requisitos 

Aviso: As sessões de treinamento e mentoria acima são conduzidas de forma interativa usando exemplos de ferramentas de Engenharia e Modelagem de Requisitos, a fim de garantir um bom nível de rastreabilidade entre requisitos e soluções subjacentes. Os conceitos são primeiro explicados usando exemplos básicos e depois seguidos por rascunhos de soluções para o seu caso potencial. Após esta sessão, também podemos acompanhá-lo na revisão e validação das suas soluções em função das suas necessidades.

 21 Horas

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