Programa do Curso

Introdução às questões da comunicação

  • o processo de comunicação e as suas etapas
  • a importância da comunicação verbal e não verbal
  • técnicas e instrumentos para uma comunicação eficaz

Princípios de comunicação eficaz como elemento essencial para uma comunicação eficaz numa organização

  • autoanálise do próprio estilo de comunicação
  • erros de comunicação
  • barreiras à comunicação
  • fases de criação do contacto interpessoal
  • comunicação direta versus comunicação telefónica

Comunicação numa organização

  • redes de comunicação na organização
  • modelos de fluxo de informação e sua otimização
  • tarefas e instrumentos de comunicação interna

Conversação eficaz

  • formação da própria imagem no papel de emissor e recetor de uma mensagem
  • factores que influenciam a qualidade dos contactos profissionais entre os trabalhadores
  • a escuta ativa como ferramenta para uma comunicação eficaz
  • factores que impedem a escuta e a compreensão
  • a arte de fazer perguntas
  • mecanismos psicológicos e técnicas de exercício de influência

Estar em paz consigo próprio e em boas relações com os outros - o conceito de comportamento assertivo

  • o conceito de assertividade
  • os seus próprios direitos
  • quando é que se decide ser assertivo
  • tipos de comportamento: agressivo, submisso, assertivo
  • a construção de mensagens "eu" como base para a expressão assertiva de opiniões, juízos de valor e emoções
  • porque é que temos medo de dizer não - o que é que nos impede?
  • a autoestima resultante de um tratamento assertivo de si próprio

O que significa respeitarmo-nos a nós próprios - o que acontece quando concordamos ou dizemos não

  • capacidade de dizer não e de aceitar um não
  • capacidade de argumentar
  • defender-se da manipulação
  • aceitar avaliações negativas e positivas, responder a formas de crítica
  • dar feedback construtivo

Conflito, desacordo ou discussão? Definição do termo conflito

  • o que é o conflito - essência e tipos de conflito
  • tipos de conflito por participantes
  • quando é que o conflito interpessoal se transforma em conflito intrapessoal - teoria de Kurt Lewin

De onde vem o conflito? Ou seja, as principais fontes de conflito

  • cada um puxa na sua própria direção - diferenças de objectivos
  • o meu é sempre melhor - diferenças de valores ou opiniões
  • quem é quem - ambiguidade organizacional

O diabo não é assim tão terrível - ou será que o conflito é sempre um obstáculo? Conflitos funcionais e disfuncionais

  • todos os conflitos são destrutivos para a equipa?
  • quando é que o conflito se instala?
  • de que depende o poder construtivo ou destrutivo do conflito?

Quando se olha para a mesma coisa, vê-se algo diferente, ou seja, as distorções de perceção que ocorrem no conflito

  • a importância das atitudes pessoais e da motivação no conflito
  • o que nos impede e o que nos ajuda a ver a essência do conflito
  • como se colocar no lugar dos outros - ver o conflito através dos olhos dos outros

Quem somos e quem podemos ser - Estilos de comportamento na gestão de conflitos

  • nada é igual - tipos de comportamento em situações de conflito
  • panaceia ????? Existe um comportamento correto em todos os conflitos?
  • quando a teimosia vence - as consequências da aplicação rígida de determinados estilos

Sobre o conflito que ajuda e desenvolve - utilização assertiva e desenvolvimentista do conflito no trabalho de equipa

  • competências assertivas úteis na resolução de conflitos
  • como transformar chumbo em ouro - como fazer com que o conflito funcione de forma positiva numa equipa?

Como não se afogar em conflitos? - estratégias utilizadas em situações de conflito

  • Eu ganho - Tu perdes
  • tu ganhas - eu perco
  • não há perdedor - transformar o conflito em cooperação

Trabalhar com as emoções em conflito, ou seja, como lidar com uma situação difícil

  • Um vulcão cheio de lava - ou emoções que podem tomar o controlo de nós
  • introdução ao treino anti-stress
  • métodos de relaxamento e concentração

Não apenas os caminhos habituais - princípios criativos de resolução de conflitos

  • de quantas formas se pode encontrar uma solução para um conflito?
  • existe um meio de ouro para chegar a um acordo?
  • formas óptimas de resolver conflitos numa empresa

Requisitos

O objetivo da formação será rever e melhorar as competências necessárias para atingir os objectivos da empresa, tanto em termos de trabalho individual como de trabalho em equipa.

 14 horas

Número de participantes


Preço por participante

Declaração de Clientes (2)

Próximas Formações Provisórias