Programa do Curso
Comunicação e colaboração
- Comunicação – o que é o estilo de comunicação e por que é importante na comunicação efetiva de objetivos, motivação e interação com a equipe e colegas
- Componentes da comunicação eficaz
- Mensagem eficiente – ferramentas e técnicas
O moderno "líder" – modelos de colaboração com a equipe e autoorganização da equipe
- se as pessoas "querem querer", então toda a equipe tem chances de funcionar bem
- "desejo" de tomar decisões independentemente
- visando um único alvo
- para que as pessoas queiram uma coisa e saibam fazer outra
- apoio à autoorganização eficaz da equipe como sistema
- aprendemos através das experiências
Comunicação – fundamentos:
- princípios de comunicação efetiva,
- estilo de liderança e reações,
- comunicação proativa
- barreiras e interferências,
- feedback
- ferramentas e técnicas de comunicação efetiva.
Papéis e estilos de comunicação:
- diagnóstico e identificação de papéis e estilos de comunicação preferidos
- comunicação eficaz entre papéis e estilos,
- cores na comunicação – base para colaboração efetiva
Conflitos:
- problemas e conflitos – caracterização e potenciais causas,
- "Espiral de conflito",
- resolução eficaz de problemas e conflitos
Comunicação com o ambiente:
- processo de comunicação,
- plano de comunicação,
- gestão da informação,
- comunicação com o ambiente,
- Parceria e colaboração na organização - modelo SRMM® - Níveis do modelo de maturidade
- Espontaneidade (Ad hoc)
- Procedimentos (Procedural)
- Relacionalidade (Relacional)
- Colaboração integrada (Intergated)
- Previsibilidade e previsão (Predictive)
- Com quem colaboro? - Identificação de parceiros - Mapeamento das interações com os parceiros - Planos de aprimoramento
Resumo - boas e más práticas em comunicação e gestão da equipe
Requisitos
O curso é pensado de forma interativa, onde a participação dos participantes ultrapassa 80% do tempo. Cada sessão segue uma dinâmica semelhante: exercício inicial para novas habilidades (construindo conscientização), mini-aula sobre técnicas (conhecimento), exercícios de novas táticas e técnicas (habilidade). Ao final de cada sessão, os participantes recebem materiais auxiliares relacionados à sessão abordada. O material prático é resumido por mini-aulas que fornecem as bases teóricas e explicam os mecanismos psicológicos básicos que os participantes experimentam durante o trabalho na sala de aula.
Declaração de Clientes (5)
Foi bom saber mais sobre EQ
Itzel Hernandez Diaz
Curso - Emotional Intelligence (EQ)
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A sessão SMART Goal foi a parte mais agradável da formação, pois ajudou-me a gerir corretamente o meu tempo. Ajudou-me a definir os meus objectivos com mais clareza e pude realmente ver que a definição de SMART Goal pode estar relacionada com quase tudo, como Finance, vida social, carreira e crescimento pessoal.
Manot Sae - MVCI (Thailand) Limited
Curso - Workshop: Boost your productivity with this new method!
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Gostei do envolvimento da formadora e da forma como a sua energia envolveu também os participantes, a formação foi interessante, com muitos factos e exemplos práticos de apoio, exercícios práticos. Foi ótimo!
Jelizaveta (Liza) - ASSTRA Forwarding AG
Curso - Stress Management and Prevention
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Explica bem o tópico.
Gilbert Pineda - Quartzelec Ltd (Philippines Branch)
Curso - Leadership 101
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I generally was benefit from the interaction and flexibility.
Olivier Pugliesi-Conti
Curso - Communicating and Influencing - For Managers and Team Leaders
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