Programa do Curso

Comunicação e colaboração

  • Comunicação – o que é o estilo de comunicação e por que é importante na comunicação efetiva de objetivos, motivação e interação com a equipe e colegas
  • Componentes da comunicação eficaz
  • Mensagem eficiente – ferramentas e técnicas


O moderno "líder" – modelos de colaboração com a equipe e autoorganização da equipe

  • se as pessoas "querem querer", então toda a equipe tem chances de funcionar bem
  • "desejo" de tomar decisões independentemente
  • visando um único alvo
  • para que as pessoas queiram uma coisa e saibam fazer outra
  • apoio à autoorganização eficaz da equipe como sistema
  • aprendemos através das experiências


Comunicação – fundamentos:

  • princípios de comunicação efetiva,
  • estilo de liderança e reações,
  • comunicação proativa
  • barreiras e interferências,
  • feedback
  • ferramentas e técnicas de comunicação efetiva.


Papéis e estilos de comunicação:

  • diagnóstico e identificação de papéis e estilos de comunicação preferidos
  • comunicação eficaz entre papéis e estilos,
  • cores na comunicação – base para colaboração efetiva


Conflitos:

  • problemas e conflitos – caracterização e potenciais causas,
  • "Espiral de conflito",
  • resolução eficaz de problemas e conflitos


Comunicação com o ambiente:

  • processo de comunicação,
  • plano de comunicação,
  • gestão da informação,
  • comunicação com o ambiente,
  • Parceria e colaboração na organização - modelo SRMM® - Níveis do modelo de maturidade
  • Espontaneidade (Ad hoc)
  • Procedimentos (Procedural)
  • Relacionalidade (Relacional)
  • Colaboração integrada (Intergated)
  • Previsibilidade e previsão (Predictive)
  • Com quem colaboro? - Identificação de parceiros - Mapeamento das interações com os parceiros - Planos de aprimoramento

Resumo - boas e más práticas em comunicação e gestão da equipe

Requisitos

O curso é pensado de forma interativa, onde a participação dos participantes ultrapassa 80% do tempo. Cada sessão segue uma dinâmica semelhante: exercício inicial para novas habilidades (construindo conscientização), mini-aula sobre técnicas (conhecimento), exercícios de novas táticas e técnicas (habilidade). Ao final de cada sessão, os participantes recebem materiais auxiliares relacionados à sessão abordada. O material prático é resumido por mini-aulas que fornecem as bases teóricas e explicam os mecanismos psicológicos básicos que os participantes experimentam durante o trabalho na sala de aula.

 14 Horas

Número de participantes


Preço por Participante

Declaração de Clientes (5)

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